A pensar nos visitantes com necessidades especiais, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que terá lugar entre 1 e 11 de agosto, em Santa Maria da Feira, disponibiliza nesta 17ª edição serviços de interpretação em lÃngua gestual portuguesa, em áreas temáticas e espetáculos pré-definidos, bem como uma visita acessÃvel ao recinto do evento com guia e intérprete em lÃngua gestual e roteiro para pessoas com mobilidade condicionada. No site do evento também haverá informação acessÃvel, com interpretação em lÃngua gestual portuguesa.
Numa primeira fase, estas ações privilegiam o público infantil e jovem, como forma de chegar mais facilmente à s famÃlias, permitindo dar continuidade a este trabalho em edições futuras. Assim, no dia 3 de agosto, entre as 15h00 e as 18h00, duas intérpretes de lÃngua gestual portuguesa estarão ao dispor dos visitantes na área temática infantil Treino de Escudeiros, nas margens do Rio Cáster. Às 21h00 seguirão para os Pequenos Guerreiros, na subida para o Castelo. À noite, a partir das 22h00, farão a tradução do espetáculo "O Testamento", nos claustros do Museu Convento dos Lóios.
Para o dia 7 de agosto está agendada uma visita acessÃvel pelo recinto da Viagem Medieval, a realizar entre as 14h30 e as 18h00, com guia e intérprete em lÃngua gestual portuguesa. Entre as 15h00 e as 18h00, outra intérprete estará na área temática Treino de Escudeiros e, à s 21h00, nos Pequenos Guerreiros. À noite, pelas 22h00, o espetáculo "O Testamento" volta a ter tradução em lÃngua gestual portuguesa. As inscrições para a visita acessÃvel, assim como quaisquer pedidos de informação ou esclarecimentos adicionais relacionadas com a acessibilidade, devem ser efetuados através do e-mail provedor.mobilidade@cm-feira.pt ou infoline 918 172 395.
Turismo acessÃvel
A organização da Viagem Medieval tem vindo a implementar, de forma gradual, ações que visam melhorar o acesso dos cidadãos com mobilidade condicionada ao recinto do evento, entre elas a implementação de rampas de acesso, o rebaixamento de guias e a identificação de lugares de estacionamento. Nesta edição, estas preocupações mantêm-se, mas as atenções estarão também centradas na diminuição das barreiras comunicacionais.
Estas ações têm a colaboração da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), nomeadamente na interpretação, gratuita, em lÃngua gestual portuguesa dos conteúdos do programa da Viagem Medieval que estarão acessÃveis no site oficial do evento, assim como na divulgação das várias iniciativas junto das associações nacionais de surdos.
Recorde-se que, no dia 4 de julho, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promoveu um seminário sobre Turismo AcessÃvel, onde se debateu a acessibilidade, o turismo acessÃvel, as boas práticas, a posição atual do MunicÃpio como destino de turismo acessÃvel e os caminhos a trilhar nesta área.