PUBLICIDADE
Yellowstreet

Publicidade

Yellowstreet
Municipia

Santa Maria da Feira: Viagem Medieval mais acessível com interpretação em língua gestual

30-07-2013

A pensar nos visitantes com necessidades especiais, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que terá lugar entre 1 e 11 de agosto, em Santa Maria da Feira, disponibiliza nesta 17ª edição serviços de interpretação em língua gestual portuguesa, em áreas temáticas e espetáculos pré-definidos, bem como uma visita acessível ao recinto do evento com guia e intérprete em língua gestual e roteiro para pessoas com mobilidade condicionada. No site do evento também haverá informação acessível, com interpretação em língua gestual portuguesa.

Numa primeira fase, estas a√ß√Ķes privilegiam o p√ļblico infantil e jovem, como forma de chegar mais facilmente √†s fam√≠lias, permitindo dar continuidade a este trabalho em edi√ß√Ķes futuras. Assim, no dia 3 de agosto, entre as 15h00 e as 18h00, duas int√©rpretes de l√≠ngua gestual portuguesa estar√£o ao dispor dos visitantes na √°rea tem√°tica infantil Treino de Escudeiros, nas margens do Rio C√°ster. √Äs 21h00 seguir√£o para os Pequenos Guerreiros, na subida para o Castelo. √Ä noite, a partir das 22h00, far√£o a tradu√ß√£o do espet√°culo "O Testamento", nos claustros do Museu Convento dos L√≥ios.

Para o dia 7 de agosto est√° agendada uma visita acess√≠vel pelo recinto da Viagem Medieval, a realizar entre as 14h30 e as 18h00, com guia e int√©rprete em l√≠ngua gestual portuguesa. Entre as 15h00 e as 18h00, outra int√©rprete estar√° na √°rea tem√°tica Treino de Escudeiros e, √†s 21h00, nos Pequenos Guerreiros. √Ä noite, pelas 22h00, o espet√°culo "O Testamento" volta a ter tradu√ß√£o em l√≠ngua gestual portuguesa. As inscri√ß√Ķes para a visita acess√≠vel, assim como quaisquer pedidos de informa√ß√£o ou esclarecimentos adicionais relacionadas com a acessibilidade, devem ser efetuados atrav√©s do e-mail provedor.mobilidade@cm-feira.pt ou infoline 918 172 395.

 

Turismo acessível

A organiza√ß√£o da Viagem Medieval tem vindo a implementar, de forma gradual, a√ß√Ķes que visam melhorar o acesso dos cidad√£os com mobilidade condicionada ao recinto do evento, entre elas a implementa√ß√£o de rampas de acesso, o rebaixamento de guias e a identifica√ß√£o de lugares de estacionamento. Nesta edi√ß√£o, estas preocupa√ß√Ķes mant√™m-se, mas as aten√ß√Ķes estar√£o tamb√©m centradas na diminui√ß√£o das barreiras comunicacionais.

Estas a√ß√Ķes t√™m a colabora√ß√£o da Federa√ß√£o Portuguesa das Associa√ß√Ķes de Surdos (FPAS), nomeadamente na interpreta√ß√£o, gratuita, em l√≠ngua gestual portuguesa dos conte√ļdos do programa da Viagem Medieval que estar√£o acess√≠veis no site oficial do evento, assim como na divulga√ß√£o das v√°rias iniciativas junto das associa√ß√Ķes nacionais de surdos.

Recorde-se que, no dia 4 de julho, a C√Ęmara Municipal de Santa Maria da Feira promoveu um semin√°rio sobre Turismo Acess√≠vel, onde se debateu a acessibilidade, o turismo acess√≠vel, as boas pr√°ticas, a posi√ß√£o atual do Munic√≠pio como destino de turismo acess√≠vel e os caminhos a trilhar nesta √°rea.

 

 

 

Adicionar aos Favoritos | Sugerir esta p√°gina | www.municipia.pt